Na semana passada visitamos a Torre Malakoff que fica no Bairro do Recife (Recife Antigo). O espaço estava apresentando a Mostra Co-mover do Programa Oi Kabum!. Também conhecemos a Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia Recife, onde são desenvolvidas formações em fotografia, vídeo, design gráfico e computação gráfica com jovens moradores e moradoras de comunidades populares do Recife, Jaboatão dos Guararapes e Olinda. A Mostra acontece simultaneamente em outras três capitais: Salvador, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, onde o programa também é desenvolvido.

Nós conhecemos os espaços, interagimos com os trabalhos da Mostra e ainda fizemos uma grande intervenção brincante na rua. Pulamos corda, brincamos de elástico, futebol, peteca, corrida de saco, arranca rabo e cabo de guerra na rua Rio Branco, bem pertinho do Marco Zero. Foi também o momento de conhecer e brincar com os/as alunos/as do 5º ano da Escola Estadual Monsenhor Manoel Marques, que também participam do projeto Brincadeira de Criança e fazem o blog Luz Câmera e Animação. (
http://luzcameraeanimacao.blogspot.com.br/)
"A impressão é que tem uma pessoa atrás!" - Alícia, do 4º ano, surpresa (e assustada) com a interação da obra T.O.C., um dos trabalhos da Mostra.
"Os prédios não estão mais deixando as pessoas brincarem de pipa e isso está cada vez mais perto [da comunidade]" - Jeferson, do 4º ano, sobre o vídeo .Zip, exibido na Mostra Co-mover.
"Pode ser muito doce para quem vê, mas para quem tá lá deve doer muito" - Jeferson, ainda sobre a Mostra. Dessa vez sobre as fotos do trabalho "Açucar - um doce meio amargo".
"O que eu mais gostei no passeio foram as brincadeiras, porque brincamos na rua e interagimos com as crianças de outra escola" - Vítor, 5º ano da Escola Municipal Compositor Levino Ferreira.